Ritmos

Tango

O tango é um estilo musical e uma dança proveniente do Cone Sul da América do Sul. Em meados do século XIX, o tango nasceu de uma mistura de vários ritmos dos subúrbios de Buenos Aires, mas não se limitou às zonas baixas, estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito “nas melhores famílias”, principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa. É uma dança elegante e criativa que permite encenar histórias envolventes entre o casal. Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificatório da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo o Mundo.

Atualmente é possível dançar de forma tradicional com musicas conservadoras, ou de forma moderna com as novas músicas eletrônicas reforlumadas pelos argentinos denominando-se Tango Novo. Em uma dança é possível variar os estilos

Samba

O samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.1 2 3 4 Dentre suas características originais, possui uma forma na qual a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.5 Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo), sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.

Dança de Salão

Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

A dança de salão promove sensação de bem-estar, trazendo equilíbrio emocional. Pode contribuir na formação do ser humano como um todo e no resgate de sua auto-estima. Pretende-se, com o movimento e a dança, proporcionar ao individuo uma consciência do seu corpo de forma global e entender a importância do conhecimento, deste e de suas possibilidades para seu bom funcionamento, além de melhorar as relações sociais.

Sendo assim, o uso da dança de salão parece ser compatível com os objetivos a serem alcançados.

Forró

Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais daquela região,como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que tem influência de Portugal. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, fobó.

Samba no pé

Samba é uma animada dança, rítmica do Brasileiro origem em 2/4 tempo dançou sob a música Samba . No entanto, existem três passos para cada bar, tornando o Samba se sentir como um 3/4 dança cronometrado. Suas origens incluem o Maxixe .

O ritmo da música Samba foi dançado no Brasil desde sua criação no final do século 19. Na verdade, existe um conjunto de danças, ao invés de uma única dança, que definem a cena de dança Samba no Brasil, assim, ninguém dança pode ser reivindicado com certeza como o estilo “original” Samba.

Salsa

A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-americanos, tais como o son montuno, o mambo, Cha-cha-chá, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do Calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário.

Bolero

O bolero tem a sua mais remota origem na Espanha no final do século XVIII, derivado do fandango. Trata-se de um ritmo lento com uma música cantada e acompanhada por castanholas e violões. O bolero cubano surge com Tristeza, composto em 1883 por José Sanchez, sendo posteriormente adoptado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina. É uma dança que possibilita rodar muito o salão. Os passos possuem principalmente caminhadas deslocadas e giros com deslizes.

Atualmente utilizam na dança tanto músicas conservadoras como músicas melódicas que possibilitem a marcação do bolero.

Soltinho

Não sabemos ao certo onde e como o soltinho foi criado, mais que foi aqui no Brasil, isso não há dúvidas. Em nossa pesquisa encontramos a dança como uma variação do Eastern Country Swing Americano, sendo que o soltinho tem a marcação do passo básico para os dois lados. Também foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. É uma dança que junta a ginga e o improvisação brasileira ao rock e o swing dos EUA.

Fisiologicamente falando, o soltinho é uma dança muito mais sadia que o swing americano, pois é simétrico, ou seja, o mesmo movimento que é feito para um lado é feito para o outro o que não sobrecarrega diferentemente uma ou outra parte do corpo.

Zumba

Zumba é uma dança programa de condicionamento físico criado por colombiano bailarino e coreógrafo Alberto “Beto” Perez durante a década de 1990. [ 1 ]

Zumba envolve dança e aeróbica elementos. A coreografia de Zumba incorpora hip-hop , soca , samba , salsa , merengue , mambo e artes marciais . Squats e lunges também estão incluídos. [ 2 ] Zumba Fitness, uma organização que vende vídeos e produtos Zumba, não cobra taxas de licenciamento para ginásios ou academias de ginástica. [ 3 ] Aproximadamente 14 milhões de pessoas tomam aulas de Zumba semanais em mais de 140 mil locais em mais de 150 países

Zouk

O ritmo zouk é um estilo de música de origem caribenha, que está presente em vários ritmos brasileiros. Este estilo tem forte presença em países que passaram pela colonização francesa como a Martinica e Guadalupe, uma mistura da lingua francesa com línguas africanas. Este ritmo é dançado no contra-tempo, ou seja, utilizando três marcações com pausa. Essa dança é dançada não somente ao som do tradicional, mas ao som de diversos outros estilos musicais, como Kizombas, R&B, Reggaeton e mais recentemente mixagens que contenham Black Music, NewAge, Pop e outros.

Pode ser considerada uma das danças mais expressivas pois trabalha muita amplitude de espaço, e desmebra movimentações desde os pés até a cabeça.

Stiletto

Dançar como Beyoncé e deixar os homens aos seus pés pode não ser mais uma tarefa impossível para as reles mortais: uma modalidade de dança promete ensinar os passos sensuais da cantora e de musas como Britney Spears e Pussycat Dolls.

“O stiletto dance é uma dança em cima do salto, onde se trabalha a postura e o equilíbrio. O stiletto consegue despertar a sensualidade que está dentro de cada mulher. Ela achará essa libertação dentro de si e se soltará. O olhar é de felina.

Dança do Ventre

A dança de ventre é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C,1 seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo.

Jazz Dance

O jazz Dance é uma das mais importantes formas de se expressar artísticamente, recebendo modos de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea.

Ballet Clássico

Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica.

Dança Conteporânea

A Dança contemporânea é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX.1A dança contemporânea surgiu na década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte finalmente – na década de 1980 – a dança contemporânea começou a se definir desenvolvendo uma linguagem própria.